Resumos não formam pensadores

A algum tempo, está na moda falar sobre pensamentos filosóficos. Mas podemos entender seus pensamentos sem ler suas obras? Discutir através de discursões de terceiros não darão a você o pensamento completo e cru sobre cada figura que marca o pensamento.

Marxismo, liberalismo, Platão, Weber, Maquiavel, Confúcio, Sun Tsu, dentre outros são definidos como Filósofos, sociólogos, psicólogos, estrategistas, enfim pensadores.

Mas de que é feito um pensador? Principalmente de críticas. Questionamentos sobre afirmações que outros enfatizam que sejam a verdade.

É preciso saber pensar! Aprender a questionar e analisar os fatos de maneira ampla. Abstrair-se do problema para enxergar a melhor solução, ou apenas compreender que aquela situação é necessária naquele momento para avançar.

Leitura é fundamental para que alguém desenvolva uma visão crítica, mas é importante não ser seletivo demais e não buscar o caminho mais fácil.

Ler apenas o que se gosta, ou apenas resumos, não te trará o conhecimento necessário para ser um bom profissional ou uma pessoa com uma visão crítica do mundo. Você pode até se tornar um bom conhecedor de quadrinhos, ficção científica, culinária ou outra área de seu interesse.

Mas o conhecimento de mundo depende da leitura de história. Pensadores, personagens, pessoas que fizeram algo tão extraordinário que gravaram seus nomes para sempre na vida de várias gerações.

Faça a diferença onde quer que você foque sua atenção! Seja no trabalho, em casa, ou mesmo na rua. Você é um ser único que deve se reconhecer como tal!

Por isso, seja um pensador, busque evolução. Transforme-se! E assim, o ambiente em sua volta poderá virar do avesso.

 

Gil Lemos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: