Ter acesso a mais conteúdo não te deixa mais inteligente!

Assim como diversos instrumentos musicais não fazem de alguém um músico, é ilusão achar que acesso a conteúdo torna alguém mais culto. Quantidade não significa qualidade, e isso é um fato!

Por mais que a internet disponibilize infinitas possibilidades de informação, a qualidade do que você lê e seu foco é que darão a você mais conhecimento ou ignorância.

Nunca se escreveu tão errado. Muitos jovens escrevem no dia a dia como em redes sociais, sem se preocupar com a formalidade ou pontuação;

Porém, nem tudo está perdido. O jovem também tem lido e escrito mais. Mesmo que os erros de português sejam frequentes, o interesse pela leitura é um dos pontos positivos causados pelo uso da internet.

Muitos já separam o “internetês” do português e isso é um avanço. Mas os educadores têm um enorme desafio pela frente. Trazer o prazer do virtual para a realidade das escolas, esse paradigma torna urgente a necessidade da educação mais digital.

Falar a linguagem do jovem é fundamental para guiá-lo.

O site https://desafiosdaeducacao.com.br/ tem conteúdo voltado a educação na era digital. Assim como existem materiais abundantes na internet falando sobre o tema.

É necessário mostrar ao jovem, sobretudo, que a internet vai além dos programas de mensagens instantâneas, redes sociais e chats games.

Ler é necessário! Para isso, existem formas diversas de imersão do indivíduo no mundo literário.

Seja com leitores digitais, livros grátis disponibilizados na internet, resumos em áudio que atiçam a curiosidade de ler a obra, ou mesmo o bom e velho livro. O importante é reconhecer que o conhecimento é o maior bem que podemos ter.

Seja em bytes ou em papel, a leitura tem o poder de fazer com que o indivíduo tenha mais senso crítico. E isso é uma necessidade não apenas da sociedade como um todo, mas é talento garimpado, como ouro, no mercado de trabalho.

Gil Lemos

 

 

Referencias
——————————————————————————

https://desafiosdaeducacao.com.br/

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,linguagem-de-internet-preocupa-educadores-imp-,598839

https://www.tecmundo.com.br/twitter/2467-como-esta-o-seu-internetes-conheca-a-linguagem-utilizada-no-mundo-online.htm

https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,iniciacao-cientifica-estimula-senso-critico-e-pode-ajudar-na-carreira,1752494

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/04/o-futuro-do-trabalho-talento-ainda-sera-melhor-alavanca-de-desempenho-das-empresas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: