Transformação Digital e o Sistema Financeiro

A alguns anos, se alguém falasse em criptomoedas parte do público poderia lembrar de Superman e sua fraqueza, criptonita. Contudo, hoje, basta você citar a Bitcoin e logo alguém vai falar, ao menos, que ouviu algo a respeito. No meu canal no youtube você pode conferir o vídeo abaixo sobre criptomoedas.

Moedas digitais, documentos digitais, bancos digitais, estamos na quarta revolução industrial, onde a robótica, inteligência artificial e a digitalização das tarefas do dia a dia estão se tornando onipresentes.

Filas, papel, dinheiro, cheque, instrumentos utilizados no sistema financeiro estão sendo substituídos rapidamente por meios eletrônicos que estão literalmente a “um clique” de distância;

A transformação digital chegou e já é uma realidade, não apenas no sistema bancário, mas também em outras instituições, como é o caso da justiça, das lojas de varejo, cursos, etc.

Com a exigência crescente por mais segurança, praticidade e velocidade, aliados ao barateamento de smartphones, o acesso a informação pela internet está mais acessível e, agora, na palma da mão.

É interessante imaginar onde iremos chegar com tanta inovação. O que podemos afirmar é que nada será como antes. Basta lembrar que em 1983 o Brasil dava um salto na evolução do sistema financeiro que saia da era manual para a informatização de processos, hoje existem bancos totalmente digitais .

Antes tudo era feito manualmente, acesso a conta de qualquer lugar do país era algo que não existia. Veja o vídeo abaixo:

Agora, impensável é não ter um smartphone para conversar via WhatsApp, ou saber notícias através do Facebook, ou ainda não assistir vídeos do Youtube.

As empresas já perceberam o potencial das mídias sociais. Os bancos além da viabilidade de novos negócios através do uso dessas ferramentas, estão se moldando a nova era, na qual o “avatar” do cliente está mais próximo do que ele próprio.

Os desafios são enormes, principalmente no setor financeiro, onde a segurança é palavra de lei; e a validade das transações pedem avanços ainda maiores da tecnologia. Termos como Mobile Banking, Blockchain, Assinatura Eletrônica, Certificado Digital, dentre outros. Começam a se tornar familiares.

Como se não bastasse tanta mudança, a quantidade de informação disponível torna o cliente ainda mais exigente. Assim, para sobreviver, as empresas têm que ter a inteligência de inovar para conquistar.

O cliente não aceita ser mais um número. Sua sensibilidade vai na contramão do avanço tecnológico. Pois, enquanto os serviços repetitivos tendem a se tornar digitais, o lado cognitivo é mais exigido do ser humano que deve mostrar que ainda é capaz de pensar, se não mais rápido que as máquinas, pelo menos de forma mais eficiente no que diz respeito a entender e atender aos desejos dos clientes.

Sejam instituições financeiras ou empresas de varejo, a transformação digital veio e se tornou inevitável. Mudar é preciso e para que essa empreitada seja bem-sucedida é fundamental se reinventar. Criar mais opções, enxergar mais longe, e dar ao cliente o que ele espera:

“O inesperado prazer de poder viver a vida sem tanta burocracia e preocupação.”

Fontes
http://www.iinterativa.com.br/infografico-transformacao-digital/
https://exame.abril.com.br/economia/qual-e-o-futuro-dos-bancos/
https://www.evaltec.com.br/bancos-3-0-futuro-das-agencias-e-agencias-do-futuro/
https://meiobit.com/86953/1983-bancos-computador-nostalgia/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin
https://portalnovarejo.com.br/2016/03/5-dicas-para-inovar-na-conquista-do-cliente/
https://endeavor.org.br/inovacao/o-desafio-de-inovar-criatividade-que-realmente-conta/
https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2018/03/como-inovar-para-vender-mais.html
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: